LEED em Portugal

LEED em Portugal

O LEED tem uma longa história em Portugal. O centro comercial Loureshopping, localizado às portas de Lisboa, foi em 2005 o primeiro projeto nacional a efetuar o registo no sistema. Em 2008, o Sonae Maia Business Center, na Maia, obteve a primeira certificação com o nível de desempenho “Gold”. Até ao final de 2021 foram registados mais de 90 projetos, tendo sido concedidos 32 certificados, 4 dos quais com o nível “Platinum” - o nível mais elevado concedido pelo sistema de certificação LEED.


LEED na Europa

O LEED é o sistema de avaliação da sustentabilidade ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios com maior expressão mundial. Para tal contribui o facto de permitir a integração de adaptações regionais, sem com isso deixar de ser reconhecido como um robusto padrão global. As adaptações do LEED aplicáveis na Europa estão disponíveis através dos Caminhos Alternativos de Conformidade, conhecidos pela sigla ACPs, e dos Créditos de Prioridade Regional.


GBCI na Europa

O Green Business Certification Inc. (GBCI) oferece em todo o mundo serviços de verificação independente de processos de certificação e obtenção de credencias LEED. De igual modo, promove boas-práticas de sustentabilidade nos negócios, fomentando a competitividade global e aumentando os benefícios para o meio-ambiente e para a saúde humana.

O GBCI Europe foi criado em 2017, em Munique, para apoiar aqueles que, em todo o continente europeu, procuram alcançar a certificação LEED. Esse apoio é concedido através de ações de formação, suporte técnico, participação em eventos ou entrega de certificados.

Está interessado em saber mais sobre o LEED e as ferramentas de desempenho como o ARC? Tem questões sobre o alinhamento do LEED com a taxonomia da União Europeia, ou outros tópicos? Entre em contacto hoje mesmo!

Accessibility Tools